Facetas Estéticas
Trata-se de procedimento conservador para tratamento de dentes com cor e/ou forma alterada, por meio do recobrimento da superfície do esmalte. Através do uso de materiais estéticos (porcelanas, resinas) e sistemas adesivos podemos dar mais harmonia ao sorriso. As facetas dentárias são próteses de porcelana finas que são coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência natural e atraente. As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal.
Tipos de facetas dentárias
Os dois materiais mais comumente usados na fabricação das facetas são a resina composta, porcelana e outros de qualidade estética inquestionável. Todos são fabricados por um protético em laboratório de prótese dentária, chamadas facetas indiretas, ou ainda com aplicação direta de resina no consultório, conhecida como faceta direta, esta somente em resina composta. As facetas são coladas aos dentes com cimento resinoso. A porcelana é um material friável, mas, quando firmemente colada ao dente, tornar-se muito forte e durável.
Como as facetas são confeccionadas?
O dentista remove uma pequena quantidade da superfície do dente para permitir a colocação das lâminas. Em seguida, ele realiza o molde dos dentes e o envia a um laboratório de prótese. A faceta é feita de modo a adaptar perfeitamente no dente preparado, seguindo proporções estéticas previamente analisadas e definidas. A faceta é colada ao dente com cimento resinoso.
Limpeza das facetas dentárias
A limpeza das facetas deve ser feita como a dos seus próprios dentes. O uso do fio dental associado à escovação três vezes ao dia com um creme dental com flúor ajudam a remover os resíduos alimentares e o biofilme (placa bacteriana) responsável pela cárie e problemas gengivais. Consulte seu dentista e peça a ele que recomende produtos de higiene bucal que ajudam a manter a durabilidade das restaurações dentárias.