P: O que é Botox?
R: A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Como promove o efeito tensor sob a pele, o uso estético da toxina botulínica se dá em geral, principalmente para suavizar rugas e linhas de expressão na região da face. O tratamento é usado para rejuvenescer, principalmente, região dos olhos e testa.
P: Botox tem efeitos colaterais?
R: Botox é um tratamento extremamente seguro, com 15 anos de história no Brasil, na maioria das vezes não ocorre nenhum incomodo.
P: Tem Contra indicações?
R: Como todo medicamento, é contra indicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.
P: Como é feita a Aplicação do BOTOX ?
R: A toxina é injetável, aplicada na terminação nervosa da região de tratamento, e geralmente se utilizam anestésicos tópicos antes da aplicação, o máximo que se sente são pequenas picadinhas de agulha. O procedimento não deixa cicatriz. Como os efeitos passam totalmente após alguns meses, fazem-se necessárias novas aplicações para que seja mantido o resultado.
Nenhum cuidado específico é necessário antes ou após a realização do procedimento.
A aplicação é rápida e simples, desde que feita por um profissional capacitado para tal procedimento. A indicação a ToB. depende de avaliação individualizada.
P: Quais são os resultados da aplicação de Toxina Botulínica?
R: O resultado da aplicação, em estética, começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação.
Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.
No entanto, o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de caso para caso.
P: Posso aplicar sempre que quiser? Qual é o Intervalo entre as aplicações?
R: Por ser um medicamento, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e o BOTOX perde seu efeito.
P: Tem algum risco?
R: Desde que realizada por um profissional adequadamente treinado e com boa experiência, a aplicação do Botox pode ser considerada um tratamento seguro.
Em alguns casos, após aplicação pode ocorrer Hematomas, pois a agulha, em seu trajeto, poderá perfurar vasos sanguíneos e promover pequenos e autolimitados sangramentos locais.
O produto em si não promove dor local. A dor é uma situação esperada ao se realizar o procedimento. No entanto, tudo dependerá do paciente e dos locais a serem tratados. Nos músculos da face, cremes anestésicos à base de lidocaína reduzem significativamente a dor no momento da aplicação.
P: Botox vai deixar meu rosto congelado ou sem expressão?
R: Cada paciente tem uma indicação de tratamento, quando o tratamento é realizado de forma adequada e personalizado, o Botox vai simplesmente relaxar a musculatura que faz as rugas aparecerem. Você vai continuar a franzir, sorrir ou olhar com surpresa, mas não formará as rugas e vincos que existiam anteriormente.
P: Com o tempo o uso da toxina pode causar danos para saúde?
R: Nenhum estudo demonstrou que as aplicações repetidas tragam sequelas ou danos para a saúde. O que se pode dizer é que o fato de ser uma toxina estranha ao organismo, ele possa produzir anticorpos antitoxina botulínica. Se isso acontecer, o paciente não responderá mais ao tratamento com essa substância. Felizmente, a ocorrência desse tipo de imunidade criada contra a toxina é baixíssima.
P: Realmente é seguro utilizar a Toxina Botulínica?
R: A toxina botulínica é um recurso terapêutico eficaz, seguro e consistente para a abordagem de diferentes doenças, fundamentado em evidências clínicas.